Os Smartphones não só são a forma mais segura de efetuar pagamentos, como também é a forma mais conveniente e simplificada.


O motivo é simples: faltam ameaças. Até hoje, não existe um vírus conhecido, para qualquer celular, que rouba senhas bancárias de bancos brasileiros, por exemplo. Isso certamente mudará e vírus serão criados, mas outros aspectos ficam ainda mais interessantes: aplicativos em celulares modernos funcionam de forma isolada, ou seja, um não deve ter acesso aos dados de outro, o que dificulta criar um software de captura de teclas. O aplicativo A (vírus) não pode simplesmente interceptar o que foi digitado para o aplicativo B (do banco).

Para capturar uma senha no celular, o software precisaria elevar suas permissões - o que só é possível com uso de uma falha de segurança, mesmo com autorização do usuário. Mas para ter 100% de segurança é importante ficar atento à alguns fatores:

⚠️ Instale o aplicativo do seu banco sempre diretamente da loja oficial de aplicativos, é preciso ter certeza de estar utilizando um aplicativo autêntico;
⚠️ Use sempre uma conexão de internet confiável. Nunca faça pagamentos utilizando redes sem fio públicas;
⚠️ Não faça "jailbreak" ou "root" no seu celular, essas práticas deixam o seu celular mais vulnerável;
⚠️ Não use nenhum tipo de personalização de teclado de terceiros, alterar o teclado virtual, por exemplo, vulnerabiliza o processo;
⚠️ Sempre confira as informações inseridas no aplicativo, sobretudo quando se tratar de pagamento de boletos.

Acredite, atualmente está muito mais perigoso sair de casa para ir ao banco do que utilizar as facilidades do mundo digital.


Fonte: officecontpb